• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19

Palavras Indígenas

Em nossos encontros de pedal e trekking chegamos a certas localidades com nomes curiosos. É Itoupava, Jaraguá, Apiúna entre outros. Mas o que significam estes nomes ? O Vale Boa Ventura elencou algumas localidades próximas a cidade de Blumenau para matarmos a curiosidade.

Antes dos imigrantes europeus colonizarem a região onde é o nosso estado de Santa Catarina, aqui habitavam os índios das etnias Guarani, Kaingang e Xokleng. Com o passar do tempo e o estreitamento da relação entre os imigrantes e indígenas alguns novos vocabulários e palavras surgiram. E o que mais nos impressiona é a rica herança indígena deixada em nossa região. Vamos selecionar algumas palavras com seus respectivos significados para você saber entender um pouco mais sobre esta influência indígena na colonização de nosso estado e de nosso vale.

Açú

Açú é uma palavra de origem tupi e significa - GRANDE, MAIOR OU ENORME. Então o nosso rio Itajaí Açú significa o "Grande Jaú de Pedra", fazendo alusão a pedra bico de papagaio em Itajaí onde é a foz do rio. Os índios achavam que aquela pedra era um pássaro chamado Jaú. Então era o "Grande Jaú de Pedra". Ver também os significados para a palavra "Itajaí" mais abaixo.

Apíuna

A origem do seu nome vem dos índios tupi e significa “cabeço-negro”, em referência à montanha de forma arredondada e escura que fica na região, que é o monte Dom Bosco. 

  morro dom bosco   
*Cabeço-Negro, a famosa montanha que dá nome a cidade de Apiúna-SC.

 

Ascurra

Colonizada em 1876, leva este nome por desejo de Dr. Blumenau, em vitória conquistada em terras paraguaias no ano de 1869, onde existia em monte íngreme denominado Ascurra. 

Botuverá

É uma palavra na língua Tupi-Guarani que significa “Bons Brilhantes”. Nome Botuverá foi originado em conseqüência da existência de vários minérios no Município, principalmente o ouro, que já foi um minério muito extraído, e foi uma das principais atividades econômicas do Município. 

Camboriú

É um nome com origem na língua tupi. Significa "rio dos robalos". Outra hipótese é a de que a origem indígena inspira-se no relevo da Pedra Branca, morro que lembra um seio de mulher e que é visível de diversos pontos município. De acordo com Patrianova, em seu Pequeno livro, Cambu, significa mamar e Ryry, que é igual a Ruru e que é igual a Riú, significam recipiente de mamar, ou seja, seio. Mas um índio parceiro e amigo nosso nos garantiu que significa onde o "rio faz a curva". Onde "camba" o "rio".

Capivara

Capivara vem do Tupi-Guarani: “kapii’ guara” - comedor de capim.

Curitiba

O nome desta cidade vem do Tupi-Guarani: Curi = pinhão; Tiba = lugar.

Ibirama

Ibirama é uma palavra tupi que significa "terra promissora", através da junção dos termos yby ("terra") e ram ("promissor", "que será"). Ou em outras traduções, "terra da fartura".

Indaial

A única certeza que se tem acerca do nome é que surgiu em virtude da grande quantidade de palmeiras indayá existentes na região da cidade. O nome Indayal, originalmente, era escrito com "y", por ser derivado do vocábulo indígena indayá, que significa palmeira. Como indayá é de origem Tupinambá e originalmente também era escrito com "y", o nome do município também herdou essa característica.

Ipiranga

Esse nome, significativo na história do Brasil, foi dado a muitos riachos e tem tradução de "rio, riacho, vermelho, pardo, barrento", de y, água, e piranga, vermelho. Nas margens do Riacho Ipiranga foi declarada a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Essa palavra indígena está no Hino Nacional.

Itajaí

"Itajaí" é um nome tupi oriundo da palavra Tajahy, que significa "Rio dos Taiás", uma planta comestível da família das aráceas. Outra tese é a de que Tajá é uma alusão ao nome Taió, pois existem documentos referindo-se ao Morro do Taió na época da corrida bandeirante pelo ouro. Alternativamente, o nome "Itajaí" pode significar "água do senhor da pedra", através da junção dos termos itá ("pedra"), îara ("senhor")[7] e 'y ("água"). A preocupação com a explicação mais acertada do significado do nome da cidade já atravessa cem anos, envolvendo estudiosos brasileiros e estrangeiros. Também podemos fazer uma alusão a pedra bico de papagaio em Itajaí onde é a foz do rio Itajaí-Açú. Os índios achavam que aquela pedra era um pássaro chamado Jaú. Então era o "Grande Jaú de Pedra". Então Ita ( Pedra), Jaú (Pássaro) e Açú(Grande).  

 

  pedra bico de papagaio   
*Pedra "Bico de Papagaio" em Itajaí-SC, ou o "grande jaú de pedra".

Itapema

O nome Itapema pode ser o nome indígena para uma ave, que é o Gavião Tesoura. Ou pode proceder da expressão tupi "itápeba" (pedra achatada).  

Itoupava

O nome “Itoupava” é de origem Guarani (Itupaba), dialeto Tupi moderno que significa “pequeno salto”, “corredeira”. 

Ituporanga

Ituporanga em tupi-guarani significa literalmente: ¨cachoeira bonita¨ (itu+poranga).

Jaraguá 

Em tupi quer dizer "senho do vale".

Guaramirim

Sabendo que "mirim" é pequeni e "guará" é uma espécie de peixe. Podemos dizer que significa "peixe pequeno".

Tijucas

Quem já foi até a praia de Tijucas vai entender o significado. Tijuca é nome de origem tupi que significa água suja. E isto não é devido a poluição, as águas da praia de Tijucas são barrentas por uma questão natural que tem haver com localização geográfica e  hidrografia.

Timbó

Timbó, segundo Aurélio é palavra de origem tupi que significa "o que tem cor branca ou cinzenta"; "vapor", "exalação" ou "fumaça".

 

Mas se você quer ler um texto mais elaborado sobre os povos indígenas em Santa Catarina, indicamos estes texto de Clóvis Antônio Brighenti sobre o assunto

Selecionamos apenas alguns nomes comuns de localidades em nossa região. Mas o número de palavras indígenas em nosso vocabulário é extenso. Desde a Abacaxi, Ipanema ao Jacaré. Se deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto deixamos a indicação dos links abaixo : 

EBC

Numa Boa

Enquete

Qual o morro mais difícil de Blumenau ?
jack.jpg
jack.jpg
convite-jpg.jpg
convite-jpg.jpg