• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19

Vale do Encano - Indaial

Localizado entre as cidades de Blumenau e Indaial, o vale do encano tem como atrativo principal o ribeirão Encano. Com suas águas cristalinas, quedas da água e curso pedrogoso há vários lugares propícios para banho. Saímos de Blumenau em uma manhã de sábado e a rota do encano é bem fácil de se localizar e próximo do centro de Blumenau. Ao final da rua Bahia, o ribeirão encano fica a 8 quilômetros do complexo viário do Badenfurt indo em direção a indaial. A estrada é esfaltada com alguns radares de controle de velocidade e alguns pontos de faixa compartilhada de bicicletas até a entrada do Vale do Encano.

Se você for de carro, pode ser estacionado no início da rua Reinhold Scroeder, onde há uma pequena praça em frente a empresa Cia Hering. Um local tranquilo para se iniciar o pedal e adentrar na estrada as margens do ribeirão encano. O início da rota é a própria rua Reinhold Scroeder que no início é de calçamento em paralelepípedos mas depois vira estrada de barro.

A rota até o final da rua Reinhold Scroeder marca 20 quilômetros, podendo se optar por retornos alternativos para retornar ao ponto de início. O mais comum é voltar pela rua Lorenz, que é do outro lado da margem do ribeirão encano, aproveitando as diversas pontes que existem ligando as duas margens. Aliás as duas margens são ligadas por diversas pontes diferentes. Algumas de concreto, outras clássicas e charmosas de madeira e outras de arame. Um ótimo local para descansar e fotografar.

Pode-se criar rotas alternativas de retorno como ir em direção ao bairro da Velha em Blumenau, sendo que esta opção deixa o carro estacionado na direção oposta. Mas ciclistas da região com frequencia fazem a volta do encano pelo Bairro da Velha por que não vão de carro até o local. Uma outra opção é retornar pela Polaquia em direção a Indaial.

A rota do encano possuí vários locais belos para se fotografar. Vários pontos para banho e muitas construções arquitetônicas no estilo enxaimel entre outras. Algumas Igrejas que abrigavam os colonizadores chamam a atenção. Muitos sítios localizados na região com suas hortas verdes e seus pomares floridos. Um lugar perto do centro de Blumenau onde que a beleza do interior floresce. Este roteiro é uma boa dica para um pedal com nível de dificuldade de baixa exigência física.

Uma curisiodade é que o lugar também é conhecido como "Kannebach", nome que os imigrante alemães deram ao afluente da margem direita do Itajaí Açu, na foz do qual situa-se a “Fecularia Lorenz” junto a um represamento das águas do ribeirão. Possui, na distância de 10 Km da foz, um afluente à margem direita, o ribeirão Espinho, que o ribeirão mencionado como ¨ riacho arenoso¨, que fluía vindo da direção do Spitzkopf. Trata-se, o ribeirão do Espinho, do pequeno afluente da margem direita do ribeirão Encano, cuja confluência acontece a, aproximadamente, 10 km para montante, a partir da foz no Rio Itajaí Açu.

Informações Complementares

Distância
Tempo Médio
Altitude Acumulada
Altitude Máxima
Dificuldade
 40 Km
Ida e Volta
 3 a 4 Horas
 915 metros
 279 metros
 nivel dificuldade1
Níveis de Dificuldade
Ponto de Encontro
O que levar?
Horário de Saída
Mapas em KMZ e GPX
Indicado para
Rua Reinhold Schoroeder
Em Indaial

bag icon 

 07:00 am

maps icon

car icon trek icon mtb icon

Gráfico Altimétrico

altimetria vale do encano

Galeria de Fotos

Atrativos do Percurso

1. Igreja Evangélica Encano Baixo

Edificada em alvenaria de tijolos com nave única, torre frontal e pequena sacristia lateral com acesso pelo altar. Simplicidade interior através de paredes brancas, sem ornamentos e pequeno altar. Foi restaurada recentemente e possui uma bela visão do ribeirão. Endereço:  Rua Reinhold Schroeder, 7.500

2. Igreja São Bonifácio

A Igreja fica localizada na Rua Dr. Blumenau no Encano Baixo e chama atenção pela sua arquitetura.

3. Casa Enxaimel Ingo Nüremberg

A residência construída na técnica enxaimel possui a planta com corredor central aberto unindo duas alas: uma com varanda à frente, quarto e sala no corpo principal e um pequeno quarto, aos fundos, com uma parte da área utilizada para depósito; a outra ala possui, à frente, um quarto e aos fundos a cozinha, sendo a divisão destes dois espaços quase central. Há também porão que aproveita a inclinação acentuada do terreno. A casa possui embasamento em alvenaria de tijolos rebocada e possui implantação alta, além de ser próxima a rua com uma magnífica visão das quedas d’água do Ribeirão Encano.

4. Casa Schroeder

Patrimônio Histórico (Casa Tombada em nível federal)

Construída por volta de 1930 por Alvin Schneider (pai da Sra. Luiza Schroeder), a Casa Schroeder representa um exemplar da última fase da arquitetura da imigração, característica refletida na planta baixa incomum, na esbeltez do madeiramento da estrutura enxaimel, no esmero construtivo e da composição da varanda, fachada frontal e esquadrias. A construção é Patrimônio Histórico tombado em nível federal (2007, processo número 1548-T-07). Endereço:  Rua Reinhold Schroeder, 6.700.

5. Ribeirão Encano

O Vale do Ribeirão Encano é uma área quase intocada pelo homem e por isso é ideal para quem aprecia o contato com a natureza. Ao longo do caminho pode-se encontrar: ribeirão de águas claras e propícias ao banho, quedas d´água, muitas flores e árvores, belas propriedades rurais com destaque para a arquitetura enxaimel, ruas de chão batido e uma linda ponte de madeira coberta, tudo isto emoldurado pelo verde altamente preservado.

6. Casa Enxaimel Hercílio C. Reiter

O Enxaimel é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Sem pregos, sem ferro e geralmente a massa é composta por barro e crinas de cavalo.

7. Ponte Pênsil sobre o Rio Ribeirão Encano

Ponte pênsil ou ponte suspensa é um tipo de ponte sustentada por cabos ou tirantes de suspensão. As pontes são utilizadas por pedestres ou por rebanhos animais e são construídas de acordo com as antigas pontes de cordas.

8. Ponte Coberta do Ribeirão Encano

A Ponte Coberta do Encano foi recentemente restaurada, ficando com suas caracterísitcas originais, sendo uma das poucas da região nesse estilo. Além da ponte, a paisagem também é encantadora.Endereço: Reinhold Schroeder, Encano Central

9.Clube de Caça e Tiro Encano Central

O clube foi fundado em 15 de fevereiro de 1959 e até hoje realiza eventos tradicionais.Endereço: R. Lorenz, s/n – Encano Central

10.Casa Enxaimel Ivo Zickuhr – n° 8.720

A residência foi construída em estrutura enxaimel possuindo planta tradicional com sala, quarto e cozinha. Originalmente a casa não possuía varanda; sendo a primeira, aos fundos, construída em madeira. Uma reforma colocou piso esmaltado na varanda e substituiu os pilares de madeira por outros de tijolos. Sua implantação é excepcional, tanto pelo ângulo de visão que se tem da casa nos dois sentidos da estrada, quando pelo entorno que se fecha ao redor pelas encostas verdes das montanhas. Endereço: R. Lorenz, 8720, Encano Alto

11.Casa Enxaimel Iglesio Dutra – n° 5.555

Residência em estrutura enxaimel possui algumas modificações internas e a construção de um anexo posterior a casa. A varanda ampla possui aberturas em arco nas suas duas laterais de madeira. A sala é ladeada por dois quartos e a antiga cozinha abriga hoje outro quarto, uma pequena sala e um banheiro, que serve ao quarto do casal. Ressalta-se o detalhe de motivos florais pintados na estrutura de madeira na sala e varanda. Endereço: R. Lorenz, 5.555, Encano Central

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Enquete

Qual o morro mais difícil de Blumenau ?
nathor.jpg
convite-jpg.jpg
radix-jpg.jpg
jack.jpg