• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17

Rota Enxaimel - Pomerode

Uma das várias heranças coloniais dos primeiros imigrantes alemães, o estilo enxaimel é um exemplo de uma perfeita adaptação da arquitetura européia no Brasil. O maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode: são aproxidamente 220 edificações deste tipo em todo o município. Destas, a maior concentração fica situada na localidade de Testo Alto, na chamada "Rota do Enxaimel".

São cerca de 50 construções genuínas dispostas em um agradável roteiro de 16 km. Inclusive, as belas paisagens do trajeto rural fazem parte do conjunto de bens chancelados em nível federal pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan). As casas construídas no período da imigração chamam a atenção, em especial pelo ótimo estado de conservação. Em sua maioria por meio de estradas de chão, o trajeto é rodeado por pastos e árvores, em um delicioso visual bucólico.

Informações Complementares

Distância
Tempo Médio
Altitude Acumulada
Altitude Máxima
Dificuldade
- Km
Ida e Volta
- Horas
- metros
- metros
 nivel dificuldade1
Níveis de Dificuldade
Ponto de Encontro
O que levar?
Horário de Saída
Mapas
Indicado para
-

bag icon 

 07:00 am
maps icon car icon trek icon mtb icon   

Galeria de Fotos

Atrativos do Percurso

Pórtico do Imigrante “Wolfgang Weege”

O local abriga a sede da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel (Adeture). Nele, podem ser adquiridos souvenirs, produtos da agroindústria e informações turísticas, além do agendamento para passeios pelo roteiro. Inaugurada em 2000, a construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia - região de onde vieram os primeiros imigrantes que colonizaram Pomerode.

 Casa Comercial Weege – “Feira do Produtor”

A casa enxaimel de tombamento federal marca a entrada da Rota do Enxaimel e abriga a venda de produtos diretamente do produtor rural, tais como frutas, legumes, hortaliças e flores. Também vende biscoitos, melado, embutidos e conservas. Aberto aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Pomerode Jeep Tour

Organiza passeios, city tour e translados, em veículo 4x4 do Exército. Proporciona experiência de aventura em áreas urbanas e rurais, como na Rota do Enxaimel, morros e vales, pontos turísticos tradicionais, roteiros gastronômicos e de compras. Para grupos de até 10 pessoas, dentro e fora de Pomerode.

 Casa Siewert

Atende grupos mediante agendamento. Tradicional propriedade rural baseada na produção de milho e gado de leite, mantendo os equipamentos antigos em uso e apresentando aos visitantes as mudanças ocorridas ao longo dos anos na região. Aos fins de semana, serve também caldo de cana produzido na propriedade (aberto a visitante individual e cicloturista).

 Trilha da Natureza

A trilha ecológica, de dificuldade leve, leva até uma bela cachoeira. O passeio é recheado de histórias sobre o desbravamento da região e informações sobre as árvores, animais e plantas nativas. Também no local pode se adquirir peças artesanais feitas em madeira. Atende mediante agendamento.

Carros de Mola de Klaus Volkmann

Atende mediante agendamento. O passeio resgata o saudosismo do deslocamento em carros de mola, carruagens de tração animal precursoras dos automóveis. As famílias dos imigrantes faziam uso do carro de mola apenas em situações especiais, como para se dirigir ao culto.

Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Testo Alto e Cemitério dos Imigrantes

A construção, datada do século 19, destaca a influência da religião luterana na organização da comunidade, desenvolvida sempre em torno da igreja, da escola e do clube de caça e tiro. O cemitério, um dos mais antigos da cidade, abriga antigos túmulos de imigrantes da região, com inscrições originais em alemão.

Pousada Casa Wachholz

Ambientada com móveis antigos e prestando atendimento familiar, a casa enxaimel tombada de 1867 é a mais antiga do bairro e atua como pousada. Com atendimento familiar, possui também estábulo de vacas e açude para a prática de pesca, para os hóspedes. Vale destacar que o caminho era usado como antiga rota comercial, interligando Pomerode a Jaraguá do Sul, quando ainda não havia rodovia de acesso entre os municípios. Assim, além de desfrutar do patrimônio arquitetônico herdado dos colonizadores alemães, se pode experimentar o contato com o modo simples e tranquilo dos moradores.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Enquete

Qual o morro mais difícil de Blumenau ?
logo_quemsomos.jpg
radix-jpg.jpg
radix-jpg.jpg
jack.jpg