• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13

Morro Azul - Timbó

O Morro azul fica a 18 Km do centro de Timbó-SC e está situado no Parque Ecológico Freymund Germer. É o ponto mais alto de Timbó. Conta com uma linda vista das cidades vizinhas o que atrai muitos amantes da prática de vôo livre e camping.  Para alcançar os 758 metros do Morro Azul, passaremos por vias sinuosas até o pico que serve como mirante natural. O trabalho de guia, conservação e administração do parque é realizado pelo Instituto Aracuã. O Parque possui estrutura para camping e área de convivência onde o turismo de contemplação é seu maior apelo. No local está a rampa para a modalidade de vôo livre.

O grupo Vale Boa Ventura experimentou um pedal para o parque dia 17 de Setembro de 2016. E realmente vale a pena, pois o trajeto e o local é muito bom para quem gosta de Mountain Bike. Saímos de Indaial, conforme indicação no nosso mapa abaixo. E voltamos pelo centro de Timbó. Mas há opção, para os mais experientes, de vir pedalando de Blumenau. De Blumenau ao Morro Azul, ida e volta, irá totalizar uns 70 km.

O caminho é perfeito, cheio de elevações entre as colinas verdes e casas coloniais com arquitetura maravilhosa. A subida no começo é tranquila e os dois últimos quilômetros são realmente bem difíceis. Uma boa indicação para passeio de carro também, onde pode se estacionar no parque ou a alguns metros do topo do morro.

propaganda mini bikes meio artigos

Informações Complementares

Horário de funcionamento: Atendimento das 8:00 às 20:00 horas
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (47) 9603-4948
Valor da entrada: Não é cobrado ingresso. Para acampar é cobrado o valor de R$ 5,00 por final de semana!

Distância
Tempo Médio
Altitude Acumulada
Altitude Máxima
Dificuldade
70 Km - Saindo de Blumenau - Ida e Volta ou
40 Km - Saindo de Indaial - Volta por Timbó
 4 a 5 Horas
929 metros
 758 metros
 nivel dificuldade2
Níveis de Dificuldade
Ponto de Encontro
O que levar?
Horário de Saída
Mapas em GPX
Indicado para
Opção 1 - Parque Ramiro Rudinger em Blumenau
Opção 2 - Posto Gasolina que é a Entrada do Matahari em Indaial
( Mapa Abaixo )

bag icon 

 06:00 am

maps icon

car icon trek icon mtb icon

Altimetria
Galeria de Fotos

Fotos de Vale Boa Ventura e Andrei Helayel Maia

 

Atrativos de Timbó

A cidade de Timbó fica localizada no Médio Vale do Itajaí e é muito conhecida como a Pérola do Vale, justamente por sua beleza e qualidade de vida. Timbó possui uma população estimada em 39 mil habitantes e possui forte ligação com a cultura européia (Germânica e Italiana), fruto dos imigrantes que se estabeleceram na região no século XIX.

A arquitetura das casas na cidade chamam a atenção, pois muitas delas ainda preservam o estilo típico dos imigrantes europeus. 

1.Jardim Botânico

Jardim Botânico (Parque de Exposições Franz Damm): Possui uma grande área verde com trilhas ecológicas, parquinho para as crianças, lagos, churrasqueiras, etc. É perfeito para as famílias e amigos que gostam da natureza e queiram passar um dia divertido com as pessoas que amam. De preferência vá num dia que tenha sol.

2.Morro Arapongas

É um mirante da cidade, mas de difícil acesso. Geralmente é freqüentado por amantes de aventura e esportes radicais, principalmente os fãs de vôo livre.

3.Complexo Turístico da Thapyoka

Complexo Turístico da Thapyoka (Represa do Rio Benedito): Esse é o principal ponto turístico da cidade, pois possui um conjunto de elementos que chamam a atenção, como a própria represa que foi construída por imigrantes alemães no século XIX.

A represa fica localizada bem no centro cidade sob a represa do rio Benedito. A ponte da Thapyoka permite maior visualização do rio e da represa o que atrai muitos turistas e também moradores da cidade que procuram por sossego e belas fotos.

Além da ponte, no local encontra-se também o restaurante da Thapyoka, sendo nossa principal recomendação já que possui pratos típicos de ótima qualidade. Excelente local também para tomar chopp com os amigos, seja num happy hour ou num sábado à noite.

Para quem quiser, faz parte do complexo turístico a boate da Thapyoka, logo no outro lado da ponte, agitando as noites de sábado da cidade.

4.Praça Urbano Bertoldi (Praça Central)

É uma das grandes novidades da cidade. Localizado bem no centro, conta com quadras esportivas, pista de skate, playground para crianças, local próprio para caminhada, além de possuir uma área verde repleta de flores e jardins.

É uma praça exclusiva para o lazer, a saúde e prática de atividades físicas. Ótima oportunidade para dar um passeio e cuidar da saúde.

5.Museu da Música (Salão de Bailes Hammermeister)

O Museu da Música foi construído no início do século XX e conta com uma coleção de mais de mil peças, entre instrumentos musicais, partituras, desenhos técnicos, livros e acessórios. Um prato cheio para os amantes da arte. Só não vá esperando que o museu seja grande, pois ele é pequeno quando comparado aos grandes centros, assim como os demais museus da cidade.

6.Museu do Imigrante

Local onde se encontra toda a memória da região, preservando a história e a cultura dos colonizadores da cidade. Bom para acompanhar a evolução de Timbó a partir de fotos e relatos.

7.Casa do Poeta Lindolf Bell

Um dos poetas destaque na cena poética brasileira é timboense. E por isso há na cidade um local completo com a preservação do estilo e das raízes da vida do Poeta Lindolf Bell. Conta com documentos e fotografias, biblioteca com livros de poesia, poemas e contos de autorias catarinenses e de outras regiões brasileiras.

propaganda mini bikes meio artigos

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Enquete

Qual o morro mais difícil de Blumenau ?
logo_quemsomos.jpg
Sem Imagens
Sem Imagens
Sem Imagens